domingo, 17 de junho de 2007

Sir Charles Chaplin

Há muitos anos não me sentava pra assistir a nenhum filme de Chaplin. Todos de que gostei, já vi e revi mil vezes. Até o que retrata sua vida, em que Robert Downey Jr. é o protagonista.
Hoje, revendo "Tempos Modernos", me aproximei novamente de alguém que tem uma obra da qual nunca, nunca, posso me afastar por muito tempo! É bom demais saborear suas cenas sutis, onde revela uma enorme sensibilidade no movimento corporal, na música, nas sequências, no humor...seu gestual sempre me encantou! Lembro da primeira sequência da indústria, onde ele enlouquece numa linha de montagem...putz, ele se movimenta o tempo todo, numa coreografia graciosa, dentro do espírito pirado! Elegantemente bailarino! Sem falar em todas as cenas de patinação sobre rodas...imperdíveis! Sua leveza, seu rosto expressivo, sua sagacidade...sou muito apaixonada por esse ser! Sei lá se ele era uma boa pessoa, já li ene coisas que a filha dele, Geraldine, contou sobre a infância, sobre a relação deles, enfim. A maioria dos comentários não era coisa de encher os olhos, não sei.
Bem, como me portar diante desse ídolo, que adoro desde sempre, senão (sendo redundante) idolatrando, não é? Só posso estar aqui admirando, me deliciando com todos os seus filmes, canções, documentários... vou continuar me arrepiando diante disso tudo. Diante daquele olhar trocado em close na última cena de "Luzes da Cidade".
Diante dos beijos e abraços intensos trocados quando reencontra o menino em "O Garoto".
Diante da dança dos pãezinhos em "Em Busca do Ouro".
Charles Spencer Charles. Um ser muito especial.
Luz que brilha diferente, eternamente!

Um comentário:

Anônimo disse...

sim, chaplin é excelente..ele consegue passar o que a grande maioria ainda não consegue passar mesmo munidos do som que lhe faltava..tempos modernos infelizmente só vi até a hora em que ele é preso por "ser comunista" com a bandeirinha vermelha na mão..o garoto ainda não vi..mas eu vi um que eu adorei muito, no qual chaplin ia ao alaska na corrida do ouro, seria esse filme o que você fala no seu post?
beijo grande..^^